Menu 
Impermeabilização de base e taludes – Mauá – SP | INOVAGEO

imp-taludeIMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E
TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM
GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC
MAUÁ – SP

AUTOR:
Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic
Eng° Daniel M. Meucci

 

1. INTRODUÇÃO
O trabalho em questão apresenta e descreve a aplicação de Geomembrana de PEAD NeoPlastic para impermeabilização da base e taludes de Aterro Industrial na região de Mauá-SP.

2. DADOS DA OBRA
Tipo de Obra: Impermeabilização de Aterro Industrial;
Local da Obra: Mauá / SP
Cliente: Boa Hora Central de Tratamento de Resíduos Ltda.
Segmento: Gerenciamento de Resíduos
Tempo de execução da instalação do material: Início em 06/06/2013 e término em 06/12/2013.

3. RESUMO DA OBRA
Está em fase de construção no Aterro Industrial do Boa Hora a Célula 5 da Fase 3, área que foi projetada para receber resíduos durante 2 anos a uma taxa de 15.000 toneladas por mês. O resíduo encaminhado ao aterro é em grande parte, aproximadamente 70%, composto por areia de fundição, o que torna o resíduo bastante seco.
Toda esta fase foi impermeabilizada com duas camadas de geomembrana de PEAD NeoPlastic preta e lisa, com 2,5mm de espessura, de acordo com especificações do projeto. Esta obra apresenta fatores específicos que tornam a aplicação da geomembrana diferenciada em relação a outros casos.
Os taludes apresentam mais de 30 metros de altura e possuem inclinação de aproximadamente 70°, o que já torna o processo de instalação da geomembrana de PEAD um desafio. Além destes fatores, o local também possui frequente ocorrência de ventos.

4. PRODUTOS APLICADOS
Produtos aplicados:
o Geomembrana de PEAD lisa de 2,50 mm;
Área de material fornecido:
o Geomembrana – 29.500 m2.

5. SOLUÇÃO
Para realização da impermeabilização desta etapa do Aterro Industrial de Mauá, foi especificado no projeto final o uso de duas camadas de Geomembrana de PEAD preta e lisa de 2,5 mm.
Por conta das dimensões dos taludes, que apresentam mais de 30 metros de altura e uma inclinação de aproximadamente 70°, as dimensões da vala de ancoragem da geomembrana são maiores do que é normalmente sugerido, como forma de se atribuir maior segurança no uso do material. Nesta obra a área para ancoragem apresenta 50 cm de espaçamento lateral e uma vala de 50 cm por 50 cm.
Acima das duas camadas de impermeabilização com Geomembrana de PEAD NeoPlastic de 2,5mm, será feita camada de solo compactado de 60 cm, sendo feita compactação nos 30 cm de solo iniciais e depois quando completados os 60 cm de altura da camada.
Nesta camada de solo será feito sistema de drenagem do tipo “Espinha de Peixe”, onde os drenos de brita serão envelopados com geotêxtil para evitar que partículas menores do resíduo, principalmente a areia de fundição, obstruam os espaços presentes nos drenos utilizados para direcionamento do percolado para o sistema de drenagem principal.

6. RESULTADO DA OBRA
Com a correta aplicação da Geomembrana de PEAD a fim de evitar o contato dos resíduos com o solo, é possível proporcionar as seguintes vantagens:
• Permeabilidade extremamente baixa da Geomembrana de PEAD NeoPlastic;
• Não contaminação do solo pela infiltração de percolado e, consequentemente, de lençóis freáticos que podem estar presentes na região;
• Alta resistência mecânica, química e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
• Maior controle de qualidade por ser um produto manufaturado;
• Facilidade de instalação;
• Ganho de espaço;

7. ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO
Instalador: Embu Impermeabilizações

imp-talude1imp-talude2 imp-talude3 imp-talude4 imp-talude5

Tagged on: