Menu 
Impermeabilização de Lagoa – Nazaré da Mata – PE | INOVAGEO

impermeabilizacao-lagoa-decantacao-efluente

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOA PARA DECANTAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE ESGOTO SANITÁRIO

NAZARÉ DA MATA – PE

AUTOR:

Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic

Eng° Daniel M. Meucci

1.    INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta e descreve a aplicação de Geomembrana de PEAD NeoPlastic e Geotêxtil não-tecido para impermeabilização de lagoa de decantação do efluente proveniente de esgoto sanitário da cidade de Nazaré da Mata/PE.

2.    DADOS DA OBRA
Tipo de Obra: Impermeabilização de lagoa de decantação

Local da Obra: Nazaré da Mata / PE

Cliente: OTL Obras Técnicas Ltda.

Segmento: Construção Civil

Tempo de execução da instalação do material: Início em 09/04/2013 e término em 18/04/2013

3.    RESUMO DA OBRA

A lagoa de decantação foi construída para fazer parte da Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Nazaré da Mata no Estado de Pernambuco, com o objetivo de tratar 100% do efluente proveniente do esgoto sanitário da cidade. Busca-se com esta estação, a redução na contaminação dos rios e afluentes próximos à cidade e, consequentemente, gerar uma melhoria na saúde da população.

Esta lagoa apresenta 177,83 metros de comprimento, 63,30 metros de largura e 2,8 metros de altura, atingindo um volume total de aproximadamente 31.341 m3, sendo que, o volume utilizado será de 20.148 m3.

Na construção do tanque de decantação, foram feitas inicialmente camadas de solo compactado e de brita com 80cm e 10cm, respectivamente. Posteriormente foi colocado geotêxtil não-tecido RT-08 (150g/m2) para então ser feita a instalação da Geomembrana de PEAD NeoPlastic de 1mm..

Antes de chegar à etapa de decantação, o efluente passará por tratamento em duas lagoas já existentes, sendo uma lagoa anaeróbia e uma lagoa facultativa. Após o processo de decantação, o efluente tratado terá seu transporte feito por meio de um emissário até o rio.

4.    PRODUTOS APLICADOS
Produtos aplicados:

  • Geomembrana de PEAD lisa de 1,00 mm;
  • Geotêxtil não-tecido RT-8 (150g/m2).

Área de material fornecido:

  • Geomembrana – 13.800 m2;
  • Geotêxtil não-tecido RT-8 – 12.600 m2.

5.    SOLUÇÃO
Para a impermeabilização desta lagoa de decantação foi utilizada a Geomembrana de PEAD NeoPlastic lisa e preta, para evitar a infiltração do efluente parcialmente tratado no solo, o que poderia gerar contaminação tanto do próprio solo como de rios e afluentes próximos.

Por toda a extensão da lagoa, foi colocado geotêxtil RT-8 (150 g/m2) abaixo da Geomembrana de PEAD, com a função de proteção mecânica, evitando que a geomembrana fique em contato direto com a brita.

Levando em conta as condições da lagoa, o processo e atividades que ocorrerão no local, o uso de geotêxtil e o esforço mecânico que será aplicado no material de impermeabilização, foi utilizada Geomembrana de PEAD de 1,00 mm.

6.    RESULTADO DA OBRA
Com a implantação do tratamento por decantação e com a correta aplicação da Geomembrana de PEAD e do Geotêxtil, a fim de evitar a infiltração do efluente no solo, é possível proporcionar as seguintes vantagens:

  • Maior eficiência no tratamento do efluente proporcionando melhoria na saúde da população;
  • Permeabilidade extremamente baixa da Geomembrana de PEAD NeoPlastic, aumentando a eficiência de retenção das lagoas;
  • Evitar a contaminação do solo, rios e afluentes próximos à cidade;
  • Alta resistência mecânica e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
  • Ótima compatibilidade química, evitando a degradação química da geomembrana por possíveis poluentes que possam estar presentes no lodo.

7.    ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO

Instalador: ADFL Impermeabilização

imp-lagoa-decantacao-efluente1 imp-lagoa-decantacao-efluente2 imp-lagoa-decantacao-efluente3 imp-lagoa-decantacao-efluente4

Tagged on: