Menu 
Impermeabilização de Lagoa – Rio Capibaribe – Recife – PE | INOVAGEO

imp-lagoa-decant-lodo

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOA DE DECANTAÇÃO DE LODO DO RIO CAPIBARIBE COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC

RECIFE – PE

AUTOR:

Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic
Eng° Daniel M. Meucci

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta e descreve a aplicação de Geomembrana de PEAD NeoPlastic para impermeabilização de lagoa de decantação de lodo retirado do Rio Capibaribe.

2. DADOS DA OBRA
Tipo de Obra: Impermeabilização de lagoa de decantação de lodo de rio;
Local da Obra: Recife / PE
Cliente: Consórcio ETC & Brasília Guaíba
Segmento: Construção Civil
Tempo de execução da instalação do material: Início em 01/05/2013 e término em 30/05/2013.

3. RESUMO DA OBRA
A lagoa foi construída para realizar a decantação do lodo retirado do Rio Capibaribe, objetivando aumento de calado de navegação.
Partes do lodo removido do Rio Capibaribe apresentam contaminação, sendo assim, a decantação do lodo visa à retirada de água, diminuindo a umidade do resíduo e possibilitando que possa ser descartado em Aterro Sanitário.

4. PRODUTOS APLICADOS

Produtos aplicados:
o Geomembrana de PEAD lisa de 1,00 mm;
Área de material fornecido:
o Geomembrana – 29.500 m2.

5. SOLUÇÃO

Para esta obra foi utilizada a Geomembrana de PEAD lisa e preta, para evitar que houvesse infiltração da água removida pela decantação do lodo, uma vez que poderia contaminar o solo devido à presença de contaminação em partes deste lodo.
Como a geomembrana de PEAD não ficará exposta às ações do clima e demais fatores que podem, ocasionalmente, danificar o material e considerando também que o tanque receberá material que não apresenta nenhum risco de perfuração, foi utilizada a espessura de 1,0mm.
Embora o resíduo não apresente riscos consideráveis, quanto à perfuração da Geomembrana de PEAD, foi utilizada uma camada de areia sobre a geomembrana, como camada de proteção mecânica.
A areia foi utilizada também nas valas laterais da base da lagoa, funcionando como canalização para carreamento do efluente até a caixa de concreto que, por sua vez, é conectada à tubulação que esgota a lagoa.

6. RESULTADO DA OBRA
Com a correta aplicação da Geomembrana de PEAD neste sistema de decantação de lodo, uma vez que este se encontra contaminado em algumas partes, o material apresenta as vantagens a seguir:
• Permeabilidade extremamente baixa da Geomembrana de PEAD NeoPlastic, evitando a contaminação de solo e cursos d’água no entorno devido à percolação da água contida no lodo;
• Alta resistência mecânica e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
• Ótima compatibilidade química, evitando a degradação química da geomembrana por possíveis poluentes que possam estar presentes no lodo.

7. ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO

Instalador: SEAGRO Engenharia de Impermeabilização

imp-lagoa1 imp-lagoa2 imp-lagoa3 imp-lagoa4 imp-lagoa5

 

Tagged on: