Menu 
Impermeabilização de Reservatório – Jacutinga – MG | INOVAGEO

imp-jacu

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL

JACUTINGA – MG

 

AUTOR:

Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic

Eng° Daniel M. Meucci

1.    INTRODUÇÃO

O trabalho em questão apresenta e descreve a aplicação de Geomembrana de PEAD NeoPlastic azul para impermeabilização de reservatório de água para irrigação, lavagem de pisos e caminhões e para combate a incêndio.

2.    DADOS DA OBRA

Tipo de Obra: Impermeabilização de reservatório de água;

Local da Obra: Jacutinga / MG

Cliente: NeoPlastic Embalagens Plásticas Ltda

Segmento: Industria transformadora de plástico

Tempo de execução da instalação do material: Início em 10/02/2014 e término em 12/02/2014.

3.    RESUMO DA OBRA

Na fábrica da NeoPlastic em Jacutinga/MG, para a irrigação de árvores e plantas, lavagem dos pisos e caminhões da fábrica e também para combates a incêndio (quando necessário), foi escavado reservatório com capacidade de armazenamento de aproximadamente 1.500.000 litros.

Este reservatório apresenta as seguintes dimensões de topo: 14 metros de largura; 68 metros de comprimento e 2,74 metros de altura. A base do reservatório possui: 4,7 metros de largura em uma das extremidades, 4,4 metros em outra (devido à leve inclinação do reservatório) e 58 metros de comprimento. A figura abaixo representa as dimensões do reservatório, fora de escala.

imp-jacu-esquema

A água será bombeada do rio até reservatório através de tubo posicionado acima. A fim de evitar que ocorra o transbordo da água contida no reservatório, foi colocado um tubo ladrão de 6” próximo ao topo.

Há um tubo de 4” posicionado 30 cm abaixo do reservatório, o qual permitirá retornar toda a água armazenada para o rio, para que possa ser efetuada a limpeza do reservatório.

Posicionado 50 cm acima da base do reservatório, foi colocado um tubo de 6” que servirá para captar água havendo necessidade de uso em combates a incêndio. Acima deste, há outro tubo de 4”, o qual captará água para ser utilizada na irrigação de árvores e plantas da fábrica, bem como a lavagem dos pisos e caminhões.

A tubulação para irrigação foi colocada acima da tubulação para combate a incêndio propositalmente, como forma de segurança. De acordo com as exigências de projeto, para o porte desta fábrica, é necessário um volume mínimo de 90.000 litros de água para combate a incêndio.

Desta forma, no caso de uso exagerado de água para irrigação, o nível da água não baixará mais que o nível do tubo para este fim. Com a lâmina d’água na altura do tubo para irrigação, haverá, pelo menos, 130.000 litros de água no reservatório.

4.    PRODUTOS APLICADOS

Produtos aplicados:

  • Geomembrana de PEAD lisa na cor azul de 1,00 mm;

Área de material fornecido:

  • Geomembrana – 1.500 m2.

5.    SOLUÇÃO

Para a impermeabilização do reservatório de água, que será utilizada para irrigação, lavagem e combate a incêndio, foi utilizada a Geomembrana de PEAD NeoPlastic lisa e na cor azul, para evitar que a água armazenada infiltre no solo, além de fazer com que o reservatório se integre à paisagem devido à sua cor.

Por se tratar de um reservatório que irá armazenar apenas água bruta proveniente do rio e considerando que não haverá movimentação de máquinas e pessoas dentro do reservatório, foi aplicada Geomembrana de PEAD NeoPlastic de 1,0mm, a qual atribuirá resistência mecânica ideal para o uso atribuído e, por ser um material atóxico, não afetará a qualidade da água.

No primeiro dia de aplicação, os painéis de geomembrana foram dispostos ao longo da área do reservatório e ancorados provisoriamente com sacos de areia. No segundo dia, foram realizadas as soldas entre os painéis, bem como a ancoragem dos mesmos.

No terceiro e último dia de aplicação da Geomembrana de PEAD NeoPlastic azul, foram realizadas as fixações do material aos tubos, vedando de forma que a água não infiltre por espaçamentos entre ambos e se acumule sob a geomembrana.

Finalizada a aplicação da Geomembrana de PEAD NeoPlastic, foi construída cerca lateral com 1,60 metros de altura (0,40m de muro e 1,20m de tela) ao redor da lagoa, de forma a evitar o acesso de animais e pessoas não autorizadas.

6.    RESULTADO DA OBRA

Com a implantação deste sistema e com a correta aplicação da Geomembrana de PEAD a fim de evitar perda de água, é possível proporcionar as seguintes vantagens:

  • Permeabilidade extremamente baixa da Geomembrana de PEAD NeoPlastic, aumentando a eficiência de retenção do reservatório;
  • Ótima integração paisagística devido à cor azul;
  • Alta resistência mecânica e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
  • Material atóxico, sendo assim não irá afetar a qualidade da água.

7.    ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO

 Instalador: EMBU Impermeabilizações

imp-jacu1 imp-jacu2 imp-jacu3 imp-jacu4 imp-jacu5 imp-jacu6 imp-jacu7 imp-jacu8

Tagged on: