Menu 
Impermeabilização para tratamento de esgoto – Lagoa da Prata – MG | INOVAGEO

case-esgoto-lagoadaprataIMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOAS PARA TRATAMENTO DO ESGOTO DE LAGOA DA PRATA COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC
LAGOA DA PRATA – MG

 

AUTOR:
Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic
Eng° Daniel M. Meucci

1. INTRODUÇÃO
O trabalho em questão apresenta e descreve a aplicação de Geomembrana de PEAD NeoPlastic para impermeabilização de 6 lagoas
para tratamento de esgoto do Município de Lagoa da Prata/MG.

2. DADOS DA OBRA
Tipo de Obra: Impermeabilização de lagoas de polimento para tratamento de esgoto
Local da Obra: Lagoa da Prata/MG
Cliente: Construtora Sant’Anna Ltda.
Segmento: Construção Civil
Tempo de execução da instalação do material: Início em Junho/2012 e término em Outubro/2012.

3. RESUMO DA OBRA
Todo o esgoto proveniente do Município de Lagoa da Prata, até março de 2012, era lançado diretamente no curso d’água conhecido por Lagoa Verde.
Porém, em março de 2012, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a qual irá tratar 100% do esgoto gerado.
A construção desta estação, além de tratar o esgoto do Município, irá possibilitar a despoluição da Lagoa Verde, símbolo de Lagoa da Prata.

O esgoto é direcionado para uma estação elevatória, onde passará por um completo sistema de tratamento antes de ser lançado no curso d’água. O sistema de tratamento, pelo qual todo o esgoto ira percorrer antes do lançamento no corpo d’água, é composto por:
• Tratamento preliminar/primário: recebe o esgoto bruto, composto por uma grade grossa, uma grade fina mecanizada e um desarenador e tem como objetivo a remoção de sólidos grosseiros, flutuantes (graxas e óleos), de sólidos em suspensão sedimentáveis e, por consequência, parte da matéria orgânica.
Nesta etapa, os sólidos removidos são descartados em caçambas e coletados pela SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto);
• Tratamento secundário: composto pelos reatores UASB (Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente), é onde ocorrem os tratamentos biológicos e tem como objetivo principal a remoção da matéria orgânica e alguns nutrientes, como nitrogênio e fósforo.
O biogás, eventualmente gerado neste processo, é queimado pelo sistema de flares e o lodo gerado é destinado ao leito de secagem onde os sólidos são descartados em vala séptica e o líquido é reintroduzido no processo de tratamento;
• Lagoas de Polimento: nestas lagoas, o efluente tem seu DBO e os sólidos suspensos totais (SST), que não foram removidos nos reatores UASB, reduzidos significativamente, seu principal objetivo é a remoção dos patógenos.

4. PRODUTOS APLICADOS

Produtos aplicados:

o Geomembrana de PEAD lisa de 2,00 mm;

Área de material fornecido:

o Geomembrana – 151.000 m2.

5. SOLUÇÃO
Com o objetivo de impermeabilização, a fim de evitar contaminação do solo pelo contato do efluente com o solo, e para atendimento às exigências ambientais, foi aplicada Geomembrana de PEAD NeoPlastic lisa de 2,0mm nas Lagoas de Polimento do sistema.
A exigência ambiental do uso de Geomembrana de PEAD nas lagoas se deu pelo fato de estarem em região com aquífero freático elevado e próximo a córregos.
O conjunto é composto por 6 lagoas de polimento, onde todas possuem duas entradas de efluente e uma saída, as dimensões são descritas abaixo:
• 2 tanques possuem:
o 202,71 metros de comprimento;
o 172,67 metros de largura; e
o 1,60 metros de altura.
• 4 tanques possuem:
o 302,70 metros de comprimento;
o 62,70 metros de largura; e
o 1,60 metros de altura
Nas lagoas de polimento 1 e 2 foi executada uma chicana em concreto, a qual foi, também, revestida com Geomembrana de PEAD NeoPlastic, o que exigiu bastante trabalho e cuidado nos detalhes de solda e fixação, a fim de que não ocorresse nenhum dano no material.
As lagoas de polimento 5 e 6 tiveram, em seu interior, a execução de um colchão de pedra de mão, componente do sistema, para finalização da
descontaminação da água, o que também demandou trabalho e cuidado, além de um planejamento detalhado para evitar que a Geomembrana de PEAD Neoplastic fosse danificada.

6. RESULTADO DA OBRA
Com a implantação deste sistema e com a correta aplicação da Geomembrana de PEAD NeoPlastic, a fim de evitar perda de água, é possível proporcionar as seguintes vantagens:
• Melhor controle do processo de tratamento pela retenção do efluente e, consequentemente, maior eficiência do processo de tratamento;
• Permeabilidade extremamente baixa da Geomembrana de PEAD NeoPlastic;
• Não contaminação do solo pela infiltração do efluente e, consequentemente, dos aquíferos freáticos;
• Alta resistência mecânica, química e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
• Material atóxico, desta forma não afetará a qualidade do efluente tratado que retornará ao corpo d’água;
• Maior controle de qualidade pela aplicação de produtos manufaturados;
• Facilidade de instalação.

7. ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO
Instalador: SEAGRO Soluções Ambientais
Fotos: Construtora Sant’Anna Ltda.

case-esgoto-lagoadaprata1 case-esgoto-lagoadaprata2 case-esgoto-lagoadaprata3case-esgoto-lagoadaprata4 case-esgoto-lagoadaprata5 case-esgoto-lagoadaprata6