Menu 
Impermeabilização de Reservatório JCB do Brasil – Sorocaba – SP | INOVAGEO

case-jcbdobrasilIMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA FÁBRICA DA JCB DO BRASIL COM ECOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC

SOROCABA – SP

 

AUTOR:

Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic

Eng° Daniel M. Meucci

 

1.    INTRODUÇÃO

O trabalho em questão descreve e apresenta a aplicação da Ecomembrana de PEAD NeoPlastic para impermeabilização de reservatório de águas pluviais na Fábrica da JCB do Brasil em Sorocaba, São Paulo.

2.    DADOS DA OBRA

Tipo de Obra: Impermeabilização de reservatório de águas pluviais

Local da Obra: Sorocaba / SP

Cliente: JCB do Brasil

Segmento: Fabricante de Equipamentos de Construção

Tempo de execução da instalação do material: Início em 28/03/2013 e término em 03/04/2013.

3.    RESUMO DA OBRA

É cultura da JCB que todas as suas fábricas possuam reservatórios de águas pluviais integrados à sua paisagem. Por isso, se deu a execução do lago apresentado neste trabalho.

Com a dificuldade de se manter o reservatório abastecido, devido à rápida infiltração da água no solo presente no local, foi tomada a decisão de impermeabilização com Ecomembrana de PEAD NeoPlastic.

A água que irá abastecer o reservatório é proveniente, em sua totalidade, da captação de água de chuva pela infraestrutura instalada na fábrica, especificamente para esta finalidade.

O reservatório possui duas entradas de água e uma saída para transbordo. Em caso de transbordo, a água é direcionada para fora do terreno pela drenagem de águas pluviais comum até o córrego no talvegue.

4.    PRODUTOS APLICADOS

Produtos aplicados:

  • Ecomembrana de PEAD lisa de 1,50 mm;
  • Geotêxtil nãotecido RT-16 (300 g/m2);
  • Geocélula de Polipropileno malha 40x40cm e 5cm de altura.

Área de material fornecido:

  • Ecomembrana 1,50mm – 325 m2;
  • Geotêxtil nãotecido RT-16 – 120 m2;
  • Geocélula – 012 m2.

5.    SOLUÇÃO

Para impermeabilização do reservatório na Fábrica da JCB do Brasil, foi escolhida a Ecomembrana de PEAD NeoPlastic devido à sua integração paisagística. Foi utilizada espessura de 1,50 mm, o que confere alta resistência mecânica e, consequentemente, maior segurança a possíveis danos no material.

A fim de evitar o contato direto da Ecomembrana com o solo e exercendo função de proteção mecânica, foi aplicado Geotêxtil nãotecido RT-16 (300 g/m2). O uso do Geotêxtil nãotecido reduz a probabilidade de danos mecânicos à Ecomembrana, aumentando a eficiência e durabilidade do sistema de impermeabilização.

A aplicação da Geocélula foi considerada pelo cliente para contenção de solo na borda superior dos taludes, o que torna ainda mais natural a paisagem. A geocélula aplicada foi preenchida com solo natural, onde será feito plantio de grama.

6.    RESULTADO DA OBRA

No sistema composto pelos geossintéticos citados acima, visando evitar a perda de água por infiltração e, também, integração paisagística da obra, a correta aplicação da Ecomembrana de PEAD, proporciona as seguintes vantagens:

  • Ótima integração paisagística;
  • Permeabilidade extremamente baixa da Ecomembrana de PEAD NeoPlastic, aumentando a eficiência de retenção do lago;
  • Alta resistência mecânica, química e aos raios UV, aumentando a vida útil do sistema;
  • Facilidade de instalação;
  • Material atóxico.

7.    ACOMPANHAMENTO DA INSTALAÇÃO

 Instalador: SEAGRO Soluções Ambientais

Fotos: JCB do Brasil

case-jcbdobrasil1 case-jcbdobrasil2 case-jcbdobrasil3 case-jcbdobrasil4 case-jcbdobrasil5 case-jcbdobrasil6