Inovageo

Conheça nosso

Geotêxtil Inovageo

Não Tecido e Tecido

Previous slide
Next slide

Geotêxtil

O geotêxtil é utilizado em todas as obras de infraestrutura. Serve para drenagem, contenção e separação de solos e materiais. Pode ser 100% poliéster ou 100% polipropileno. Suas fibras são unidas por um processo de agulhagem e têm grande resistência aos raios UV. Permite o acesso de fluidos por meio de sua composição, bloqueando a passagem do solo, o que substitui os filtros tradicionais.


Geotêxtil

Previous slide
Next slide
O geotêxtil é utilizado em todas as obras de infraestrutura. Serve para drenagem, contenção e separação de solos e materiais. Pode ser 100% poliéster ou 100% polipropileno. Suas fibras são unidas por um processo de agulhagem e têm grande resistência aos raios UV. Permite o acesso de fluidos por meio de sua composição, bloqueando a passagem do solo, o que substitui os filtros tradicionais.O geotêxtil pode ser aplicado em sistema de filtros de gabiões, campos de futebol, aterros, barragens, rodovias, ferrovias, bases e sub-bases, aterros sobre solos moles, muros de arrimo e taludes íngremes, recapeamento asfáltico, proteção de geomembrana, enrocamentos, drenagens diversas e sistemas contra erosão.

O geotêxtil pode ser aplicado em sistema de filtros de gabiões, campos de futebol, aterros, barragens, rodovias, ferrovias, bases e sub-bases, aterros sobre solos moles, muros de arrimo e taludes íngremes, recapeamento asfáltico, proteção de geomembrana, enrocamentos, drenagens diversas e sistemas contra erosão.

Conheça as aplicações do Geotêxtil Inovageo:

Quer saber mais?

Entre em contato com nossa equipe técnica.

Drenagem em pavimentações

É recomendado utilizar o Geotêxtil em locais específicos com dificuldade construtiva e quando não há disponibilidade de materiais granulares na região. A aplicação do geotêxtil em separação de materiais tem a finalidade de evitar que o solo mais fino ou adjacente infiltre no material granular, comprometendo desempenho da drenagem ao longo da vida útil da construção. Assim podemos definir parâmetros mínimos para aplicação do geotêxtil em obra de drenagem da seguinte forma:

– Escavação com uma retroescavadeira das trincheiras drenantes com dimensões especificadas em projetos;

– Dimensionar as valas entre e 0,45 e 1,50 metros dependendo da profundidade do dreno e uma inclinação longitudinal de no mínimo 1% para o escoamento das águas;

– Na Instalação do geotêxtil nas valas, deve-se prever uma fixação provisória das bordas com sobra de 0,45m para cada lado;

– Lançar a brita 1 com o preenchimento total das valas e recobrir da brita com sobreposição das bordas do geotêxtil para o fechamento do dreno.

Reforço de pavimento

O sistema de aplicação da manta geotêxtil não tecido como camada antipropagação de trincas em recapeamento asfáltico é executado a fim de buscar uma maior resistência e qualidade do recapeamento. Isso porque o geotêxtil absorve as tensões que poderiam comprometer as camadas do pavimento, prolongando a vida útil da obra. São orientadas para a aplicação do geotêxtil as seguintes etapas:

– Frisagem e limpeza do local;

– Aplicação do Ligante Asfáltico;

– Instalação do Geotêxtil e compactação da superfície;

– Aplicação da segunda camada de Ligantes Asfáltico;

– Aplicação e compactação da mistura de betume.

Todas essas etapas deverão ser executadas conforme orientação de materiais técnicos como NBR e Projetos específicos.

Separação de materiais

A função de separação de materiais com propriedades destintas pode ser considerada como interposição entre as camadas, garantindo a integridade, a funcionalidade e o desempenho de cada material.

Na instalação são inúmeras possibilidades, pois para a correta aplicação devem ser consideradas algumas variáveis analisadas caso a caso. Pode-se destacar ainda algumas considerações como vida útil da obra, taxa de agressividade química, condições hidráulicas e resistências se caso o material sofrer deformação ao longo de sua utilização. De forma genérica, para estas instalações é recomendada uma sobreposição de 20 a 50 centímetros. Essas medidas podem variar de acordo com a recomendação de cada projeto.

Proteção

O emprego do geotêxtil como camada de proteção tem a finalidade de reduzir as tensões entre as camadas atuantes em determinado tipo de obra, prevenindo danos causados entre superfícies adjacentes e conservando a suas características originais.

Para essas instalações é necessário analisar qual a função exata que o Geotextil deve apresentar ao longo de sua vida útil:

– Esforços de Tração tensão e Puncionamento;

– Propagação de rasgos;

– Atritos entre camadas;

– Permeabilidade.

Para esta finalidade, a instalação é exclusivamente recomendada caso a caso, sendo necessário analisar as recomendações em projetos.

Para mais informações entre em contato com nossa equipe técnica.

Acompanhe nossas
redes sociais